Entrar
Top dos mais postadores
Eirea | ||||
Buco | ||||
Dean Winchester | ||||
Arqueiro | ||||
BlackSheep | ||||
Crazy Nero | ||||
Hama | ||||
Sheeve | ||||
~KáHh™ | ||||
Miroku |
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 185 em 11/04/21, 01:36 am
Radio Blast
[RMXP]Fazendo um jogo Futurista parte1
5 participantes
Familia Maker :: Exibição :: Aulas
Página 1 de 1
[RMXP]Fazendo um jogo Futurista parte1
Introdução
Este é um simples tutorial que vai te ensinar detalhadamente a como fazer um jogo Futurista no RMXP
Tutorial by aero, Créditos a KáHh por me dar a noção, os resources entre outros; Créditos a Arqueiro por me ajudar na parte do roteiro
Roteiro
Antes de tudo você deve ter uma idéia. Não adianta ter o melhor Design, os melhores resources e os melhores Scripts sem antes ter uma história.Leve em consideração os seguintes aspectos ao escrever o roteiro:
-Exitem basicamentes dois tipos de jogos futuristas:
-O Futuro bom e limpo: nese caso é mais difícil fazer as reviravoltas já que o mundo está indo de "vento em poupa" então conspirações políticas ou religiosas são a melhor jogada para a trama
-O Futuro Decadente: Você deve levar me consideração porque o mundo está como está? A melhor ideia envolve um futuro pós apocalíptco onde o Personagem principal é pobre (como o resto da população) e perdeu os pais no "grande desastre".
-Sociedades secretas são excelentes principalmente nos jogos de Futuro bom e limpo. Elas estão tramando a consíração e o Herói deve impedí-las ou ajudá-las.
-Envolva robôs: que tipo de futuro seria sem a presença dos robôs? No caso do Futuro decadente eles podem ter controlado a Terra (como visto em Exterminador do Futuro) ou simplesmene serem servos dos humanos.
-Esperimentos genéticos; eles são extremamente úteis, mas lembrese de dar uma justificativa PLAUSÍVEL para eles. Estes podem:
-Gerar o vilão.
-Gerar o mocinho
-Gerar o Apocolípse (Resident Evil)
-Gerar uma guerra
-Etc
-Envolva Naves Espaciais ou não: Você deve saber o quão longe é o futuro. É um futuro próximo, com armas não-lazer e carros semi-voadores ou é um futuro extreamamente longe? No caso do futuro próximo NÃO coloque Extra terrestres e tome como base o mundo real (Nova York por exemplo). No futuro longinguo apresente o jogador a um novo mundo onde você terá liberdade em acrescentar planetas e raças.
Resources
Essa é uma das partes mais complicadas. Algo que sobre hiptesse alguma você deve fazer é usar o RTP. Ele já é ruim em jogos medievais, mas em futuristas....
Dicas e resources:
-Exclua o RTP, você não vai fazer absolutamente NADA com ele, nem os efeitos sonoros você vai aproveitar.
-Faça os seus resources: é, a vida é triste mas nocaso você não tem escolha. Os resources futuristas disponíveis atualmente são limitados, principalmente Animations, atutotiles e chars. Segue alguns tutoriais de Pixel Art:
http://www.reinorpg.com/forum/index.php?topic=2792.0
http://www.reinorpg.com/forum/index.php?topic=6023.0
http://www.reinorpg.com/forum/index.php?topic=4455.0
-Use tiles do D-M: são os melhores tiles futuristas que eu já vi, veja abaixo:
-Faça muitos sprites: no jogo futurista a imagem mais rústica do RPG medieval deve ser deixada para trás, a movimentação e sensação de movimento devem ser muito bem trabalhadas. Entre chars úteis temos: morto, atirando, sentado, com raiva, enforcando, etc:
Sprites by KáHh*
-Mude o estilo: como vamos dixar o RTP para trás faça o mesmo com o template. Mudeo para um pronto ou faça você mesmo.
-Una Tilesets: olha, você não vai ganhar tudo de mão beijada, como você já devia ter percbido. Se não quiser fazer tiles, una e edite.
-Ripe músicas: usar trilhas sonoras de jogos famosos faz com que o jogador se adapte mais fácil ao ambiente por já estar acostumado com a música.
-Capriche nos efeitos sonoros: você não vai fazer um tiro com som de pássaro vai õ_o? Capriche na escolha.
Site de sons: Find Sounds
-Escolha uma Window Skin: Por favor não saim pegando qualquer window (muito menos a do RTP D:). Eu sugiro a Window abaixo:
Mapeamento:
Com os tiles escolhidos é hora de começar a Mapear ^^:
-Esqueça os tutoriais: dica estranha não õ_õ. O fato é que a maioria dos tutoriais são volados para florestas e Dungeons algo que você praticamente não vai usar.
-Faça interiores: a maior parte dos ambientes de um jogo futurista são os interiores caso você queira ou não.
-Copie: nossa, outra dica estranha ^^", O fato é que nada se cria, tudo se copia. Tente estudar bem os mapas de jogos como Ergo Proxy:
Mapa by KáHh
-Evite a Repetição de Tiles: use a regrinha dos 3, no máximo 3tiles iguais um ao lado do outro, isso só conta para paredes porque eu indicaria 3 detalhes iguais por mapa de 15x20. Leves edições como quebradinhos eo brilhos são muito bem-vindas
-Use efeitos: nunca, mas NUNCA apresente um mapa sem efeitos. Use pics para luz saindo da janela, Fogs com a opacidade alta para cenas a noite e vários efeitos eventos animados.
Prévia da parte 2:
-Sistemas
-Data Base
-O Tópico
aero- Membro
- Mensagens : 18
Data de inscrição : 15/04/2009
Re: [RMXP]Fazendo um jogo Futurista parte1
Gostei dessa aula, gostaria que você continuasse postando, pois eu aprendo muito com esse tipo de ensinamento.
Buco- Moderador
- Mensagens : 185
Data de inscrição : 14/04/2009
Re: [RMXP]Fazendo um jogo Futurista parte1
Eita, muito boas as dicas, muito bom mesmo, afinal é realmente difícil encontrar esse tipo de recurso.
Vamos ver o que nos espera na parte 2, mas se tomar como base a primeira parte pode se esperar algo muito bom!
Vamos ver o que nos espera na parte 2, mas se tomar como base a primeira parte pode se esperar algo muito bom!
Re: [RMXP]Fazendo um jogo Futurista parte1
Joe Gordon 88 escreveu:Eita, muito boas as dicas, muito bom mesmo, afinal é realmente difícil encontrar esse tipo de recurso.
Vamos ver o que nos espera na parte 2, mas se tomar como base a primeira parte pode se esperar algo muito bom!
Puxa saco...
heheheheheheheh
Brincadeira, muito bem feita a aula. No entanto, você se resume a um futuro absolutamente tecnológico, o que é o clássico quando se fala em futuro, pensar em máquinas extremamente engenhosas e n facilidades.
Eu pessoalmente encararia o futuro da humanidade como um desastre se chegar a esse ponto destruindo toda a natureza. Um futuro realmente bom seria um de convivio com o natural, coisa que o ser humano parece que foge desde que evoluiu do macaco.
Bom, filosofia à parte, a sua idéia de quebra de paradigmas é muito boa.
Espero a segunda parte!
Derek Volker- Membro
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 22/04/2009
Idade : 36
Localização : Bottom of Hell
Re: [RMXP]Fazendo um jogo Futurista parte1
Mas um tutorial muito bom.
Pena que eu não use o Xp,mas mesmo assim está de parabéns aero.
Pena que eu não use o Xp,mas mesmo assim está de parabéns aero.
BleavBr- Membro
- Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/11/2009
Idade : 29
Familia Maker :: Exibição :: Aulas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
03/07/12, 03:16 am por Hakurah Sama
» Harry Potter e Os Quatro Horcruxes
09/01/12, 04:16 pm por Pablo RPG
» Char Maker VX
23/02/11, 10:24 pm por WindRunner
» DOMINICC está aqui!
25/04/10, 02:26 pm por TAXD
» RPG MAKER VX
21/04/10, 02:24 am por BlackSheep
» Radio Blast!
17/04/10, 10:15 pm por BlackSheep
» Ótimas Animações para seus jogos
22/02/10, 02:10 pm por TAXD
» Lapide RMB
22/02/10, 02:05 pm por TAXD
» Maker Empire
27/11/09, 10:23 am por BleavBr